-
Arquitetos: Omar Gandhi Architect
- Ano: 2021
-
Fotografias:Maxime Brouillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Respeito é o tema subjacente que orienta o projeto de melhoria da infraestrutura em Peggy's Cove. Respeito pelas forças da natureza na paisagem árida. Respeito pelas famílias locais e pelo caráter de seu povo. Respeito pelo equilíbrio entre a paisagem fabricada e a natural. E, finalmente, respeito pelas pessoas de todas as habilidades para compartilhar a atmosfera e o espírito por trás desse icônico marco canadense.
Esse respeito nos levou a prosseguir com um toque de sensibilidade, pois queríamos enfrentar muitos problemas de longa data e ajudar a comunidade a traçar um caminho sustentável, resiliente e acolhedor. Nosso trabalho teve de ser integrado em uma multiplicidade de contextos, desde as pitorescas cabanas de pescadores na enseada até a paisagem árida perto das rochas.
Construir uma estrutura de qualquer tipo nesses ambientes tem suas dificuldades. Para minimizar o risco da nova infraestrutura, uma extensa modelagem foi realizada para garantir que estivéssemos localizando os principais componentes em uma altura que forneceria proteção contra as fortes ondas que atingem a costa. A localização também leva em consideração os efeitos que a elevação do nível do mar terá no futuro.
Os principais materiais para esta área foram escolhidos de acordo com sua disponibilidade e familiaridade com a comunidade. Era importante que a obra fosse integrada aos princípios de construção consagrados e à cultura material arraigada. A estrutura foi cuidadosamente mimetizada e integrada na paisagem para minimizar o impacto que pode ter nas vistas ou usos tradicionais da região. Os guarda-corpos são uma mistura de redes abertas que permitem a passagem do vento e vistas ininterruptas, enquanto as seções sólidas fornecem alívio do vento em momentos específicos do percurso. A nova superfície conecta os dois pontos de acesso principais, proporcionando tanto novas conexões como novas oportunidades para que as pessoas se envolvam dentro da comunidade reforçando a necessidade de mais comodidades para apoiar e dispersar as multidões de visitantes que chegam a cada ano.
Essa nova infraestrutura se tornou um modelo de acessibilidade na Nova Escócia. O mirante oferece uma superfície uniforme desde a zona de descida até o estacionamento, ocupando o lugar de uma estrada antiga que apresentava problemas de acessibilidade e segurança. Rampas, indicadores táteis e corrimãos ajudam a tornar a navegação no local menos incômoda. Os novos banheiros públicos oferecem corredores e cabines maiores, excedendo os padrões atualmente exigidos pelo código de construção. Um trocador para adultos confere dignidade e respeito a todos os usuários das instalações.
O mirante oferece a todos a oportunidade de contemplar o farol e sua topografia única a partir de uma área elevada e protegida, abrindo o uso do local para um público muito mais amplo. Bancos estarão disponíveis para apoiar aqueles que se movem em um ritmo diferente ou desejam desfrutar da vista por um período prolongado. Os espaços verdes são expandidos com floreiras e áreas ajardinadas, que usam uma mistura de espécies de plantas nativas para apoiar e sustentar a ecologia local e educar um público mais amplo sobre a biosfera única dessas áreas costeiras.